Definição de Espírito
Não disse, porém, que Deus é um Espírito. O artigo “um”, em itálico, conforme aparece em nossas Bíblias, foi uma interpolação dos tradutores. Dizer “um” Espírito implicaria a existência de mais de um Espírito.
Na sua afirmativa Jesus não quis indicar isso. Sopro ou energia vital, hálito, respiro, ar; alma inteligência, raciocínio e mente, pensamento, memória; o conjunto de facilidades intelectuais.
Virtude, graça, poder sobrenatural ou divino que atua na alma.
Ao Espírito podem referir-se todas as manifestações da consciência, refletida ou direta, e da “intenção inconsciente” – adotando uma expressão moderna usada na chamada “filosofia ocidental” como se evidencia no princípio Vital e na submissão da Natureza à ordem majestosa da lei imutável.
Espírito–Corpo: poderemos descrever a biografia de um homem, porém um animal não pode tê-la.
Isto é devido a que, em cada homem existe um espírito individual; “interno”, que dita os pensamentos e ações de cada ser humano individual, enquanto só existe um Espírito-Grupo comum a todos os diferentes animais ou plantas da mesma espécie.
O Espírito-Grupo trabalha em todos “eternamente”.
O tigre que se movimenta nas matas da selva da Índia e o tigre encerrado na jaula de um parque, são ambas expressões do mesmo Espírito-Grupo.
Em ambos há influência de maneira semelhante, desde o Mundo dos Desejos, estando a distância quase suprimida nos Mundos Internos.
É o Espírito-Grupo que leva os bandos de aves e as impulsiona a emigrar para o Sul, nem tão depressa nem tão devagar, para escapar às brisas geladas do inverno; quem dirige sua volta na Primavera, fazendo-as voar a uma altura certa, altura que difere de acordo com a espécie.
O Espírito-Grupo do Castor, lhes ensinam a construir suas represas nas correntes com a necessária exatidão. Considerar a rapidez da corrente e todas as demais circunstâncias, exatamente como o faria um engenheiro experimentado.
É também a sabedoria do Espírito-Grupo que dirige a construção da célula hexagonal da abelha, com tão admirável perfeição e beleza; a que ensina o caramujo a construir e fornecer a sua casa em preciosa espiral; a que ensina ao molusco oceânico a arte de decorar sua concha iridescente.
Sabedoria, por onde quer que seja, tão linda e enorme, que aquele que observar com o olhar penetrante, sente-se pleno de veneração e respeito. Espíritos Celestes – Os Anjos.
Espíritos das Trevas: Os malignos ou imundos. Os demônios.
O Espírito é e continuará sendo o Eterno Princípio Desconhecido – nunca poderá analisar a si próprio como a Essência Incriada.
A maioria dos que se chamam ocultistas confundem o que chamamos alma com o que é Espírito.
Este último princípio, supõem-se similar às almas penadas que perambulam de um lado para o outro, acreditando que ambas as entidades são idênticas. Não.
A alma é o medidor, o veículo de matéria sutil, o corpo fluídico, enquanto o Espírito é a parte essencial e divina. Por isso diz a Bíblia que Deus é Espírito e os que O adoram devem fazê-lo em Espírito.
A Bíblia nunca diz que Deus é uma alma…
Uma alma “se tem” e um Espírito “se é” …
O caminho, portanto, para se chegar a Deus (Espírito) não é senão Cristo (a Alma ou Astral).”
Senhor-Mestre Florêncio Antonio Lopes
Site: https://www.somostodosum.com.br/st12693
Nosso endereço: Rua Mariana Junqueira, 1205 – centro – Ribeirão Preto – SP