Aprender a combater a delinquência

maio 2, 2023 0 Por admin

A delinquência relaciona-se com a criminalidade.

As circunstâncias em que a pessoa vive que a leva a ser uma pessoa decente ou um mau-caráter. Assim sendo poderia se aprofundar a afirmação dizendo que o ser humano nem é bom e nem é mau.

Ele é um ser em construção de sua personalidade e de sua estruturação social que o ser humano se forma como um bom cidadão ou como bandido.

Delinquente é aquele que age a margem ou fora da lei.

Com o consumismo de hoje, quem não tem limite acha que pode ir à rua e pegar aquilo que quer. Pratica uma maldade e, de alguma forma, sobrevive dela.

Um exemplo de uma história real, acontecida tempos atrás: “uma senhora, trabalhava como manicure e o seu filho pegou moedas dela para comprar salgado e lanchar. Ela sabendo, o repreendeu e disse que da próxima vez o levaria para a delegacia. Um dia descobriu que ele pegou uma pulseira, numa loja, para presentear a namorada, muito brava, ela pegou o garoto com apenas 12 anos e o levou para a delegacia. Com essa atitude quis mostrar que era rígida e punir o seu filho pelo procedimento inadequado”.

Esta mãe foi muito radical, primeiramente não deu abertura para o diálogo. Ela era o universo do menino, a pessoa com quem ele mais convivia e que ele confiava. Isto o abalou muito e provocou um sentimento de revolta, “seu sentimento foi o de que sua mãe o traiu”.  Então ele sentiu que perdeu a sua referência.

Em casos assim, se não for bem trabalhado e conversado e o adolescente “tratado”, no futuro poderá se tornar um delinquente e querer se “vingar”, agredindo outras pessoas e a cometer atos ilícitos.

A origem da delinquência é a essência má do ser humano e nas situações limites, esta pessoa vai reagir.

Florêncio Antonio Lopes

Mestre Espiritualista

florencio.al@gmail.com

Site: https://www.somostodosum.com.br/st12693