Qual é a diferença entre o Espiritualismo e o Esoterismo
Normalmente os espiritualistas são portadores de uma profunda sensibilidade, são seguidores do esoterismo, sempre mostrando a sua simplicidade de ser, principalmente, quando estão conversando ou mesmo dando atenção a alguém.
Quando se fala que os espiritualistas estão sempre atentos para ajudar o próximo, não importando a classe social, seja uma pessoa ilustre ou um mendigo.
Em ambos os casos, tendo o mesmo grau de importância para nós espiritualistas.
A ajuda ao próximo significa para nós espiritualistas, de que estamos cumprindo a missão que escolhemos para viver.
Um aluno que participava dos diversos cursos que ministrei, fez-me a seguinte pergunta:
─ Espiritualismo e esoterismo, qual é a diferença de um do outro?
Respondi-lhe da seguinte maneira: O espiritualismo procura cuidar muito bem de sua alma e o esoterismo é da mesma maneira, cuida muito bem de sua alma.
O esotérico ao falar de sua caminhada como também em suas palestras, sempre procura ser claro, levando a simplicidade da linguagem a um grande fervor que é contagiante, transmitindo para a plateia a certeza de sua capacidade de transformação interior.
O que os esotéricos falam são verdadeiras aulas que forma a reconstrução da nossa personalidade, tendo como resultado a Paz e a Felicidade que todos buscam.
O esoterismo nunca foi um privilégio de um grupo especial de pessoas, ele está ao alcance de todos aqueles que realmente desejam trilhar o caminho percorrido pelos mestres Buda e Jesus.
Os esotéricos não têm medo de dar ênfase ao “amor pessoal”, demonstrando sem sombra de dúvidas que todos os inimigos internos que mais tememos, sendo eles: a doença, a velhice e a morte.
Que estes inimigos são criados pelas nossas transgressões às leis naturais, podendo ser eliminados quando nos desapegarmos dos frutos de nossas ações.
─ Mas, o senhor só falou dos esotéricos, questionou ele.
─ Sim, e agora vou falar do Espiritualismo: Nós espiritualistas somos assim, está estampado no nosso rosto quando uma irmã traz para nós o amor, felicidade, serenidade e êxito.
A paz que a pessoa espiritualista transmite é o que o mundo deseja nestes dias atuais e você pode contribuir para isto, semeando através do encanto do seu sorriso, a cordialidade, o otimismo e a boa vontade, onde, quer que você vá.
É por isso que nós espiritualistas estamos sempre sorrindo, com o sorriso acalmamos os ventos e o mar, e com isso nós já conseguimos uma grande calma.
Porém, muitas vezes, os seres humanos se maravilham dizendo para mim: “Que homem é este, a quem os ventos e o mar obedecem?”, e eu digo: “É a força e o poder do sorriso dos Espiritualistas”.
Se assim fizermos com “Fé” em Deus, encontraremos nos sorrisos uma arma de paz e harmonia, pois, iremos ter certeza de que somos filhos de Deus. É assim que alcançamos a plenitude da “Paz e Abundância”, isto é, estar em harmonia com o Infinito, porque estamos sorrindo para Deus.
Para nós espiritualistas, quando estamos aplicando um tratamento mental seguro para a cura do mal herdado pela carne e orando para Deus que cure o nosso irmão necessitado, sempre fazemos o pedido sorrindo.
Tanto o Espiritualista como o Esotérico, buscam de alguma forma, um estado de plena harmonia, felicidade e paz, e com certeza sorrindo internamente e externamente para Deus. Os esotéricos e os espiritualistas são uma coisa só, pensam e agem da mesma maneira.
Por fim o aluno indagou: “Nossa! Professor! Obrigado por este ensinamento, de agora em diante vou ser um esotérico espiritualista e espiritualista esotérico” ─ concluiu o aluno.
Esse aluno chamava-se Charles Santos, ele veio a óbito no dia 15 de novembro de 1995, na cidade de Santos. Segundo os seus pais, ele fez a passagem sorrindo deixando uma lembrança aos seus entes queridos de que tinha alcançado a paz e a harmonia com Deus.
Mestre Espiritualista Florêncio Antonio Lopes
Site: https://www.somostodosum.com.br/st12693
Nosso endereço: Rua Mariana Junqueira, 1205 – centro – Ribeirão Preto – SP