“A Transformação dos Hábitos: Da Semente ao Diamante” – Parte I
Iniciamos a nossa conversa com os ensinamentos do indiano Swami Sivanamda, assim exposto: “O homem semeia um pensamento e colhe uma ação, semeia um caráter e colhe um destino”.
Ao ler este pensamento irá pensar que tudo vem da força mental; do modo que dirigimos nossos pensamentos. É aí que descobrimos os hábitos, porque eles são os principais responsáveis por moldar o nosso ser, e consequentemente, nosso destino.
Então comentaremos sobre os hábitos que logicamente poderão ser muito bons ou muito maus, enfim, úteis ou nocivos. De qualquer forma, podem ser hábitos que repercutam favorável ou desfavoravelmente, prejudicando-nos como também à coletividade em que vivemos, nossos parentes queridos e, acima de tudo, a nós próprios. Conforme disse Jesus: “Todos nós podermos fazer tudo o que Ele fez e mais ainda.”
Vejamos o caso do diamante bruto que, após a lapidação, sofrendo inúmeros cortes sob a ação do esmeril se transforma num radiante brilhante que encanta a todos com o seu brilho.
É como os nossos hábitos, alguns terríveis que nos preocupam muito por estarem em nossa mente, é como o diamante, perdemos a nossa saúde por um momento, porque sofremos amargamente por chegarmos a tal situação.
A nossa Paz fica tão perturbada que o nosso sono vai embora, reviramos na cama para encontrarmos aquela paz tranquila que tínhamos e nesse momento tão odiosa.
A alegria se vai dando lugar a um grande peso de tristeza, ódio e mágoa porque não temos mais a grande felicidade que tínhamos, o que nos transforma em um animal.
E começamos a pensar em todo mal que podemos causar, principalmente a nós mesmos e a todos familiares, e de repente sentimos arrepios de pavor pensar nos malefícios que isso poderá trazer a si mesmo e a todos os familiares, pois os maus pensamentos trarão doenças incuráveis, desarmonia e intranquilidade.
As lágrimas vêm, e junto com elas, aquilo que sufoca nossa garganta, aquele grito de horror que ressoa dentro de nossa mente, fazendo-nos encolher na cama e tapar os ouvidos.
De repente vem um sono agitado que a gente sonha com aquilo que não é descritível de tão medonho que é. Continua (Mestre Espiritualista Florêncio Antonio Lopes)
Nosso endereço: Amor Entre os Povos, Rua Mariana Junqueira, 1205 – centro – Ribeirão Preto – SP, fone: 16 99168-1450.
Amor Entre os Povos
amorentreospovos1@gmail.com