O Que é Ser Sábio?

É saber viver, sorrir, participar, ter alegria, ter sempre palavras boas para dar, e também, saber conversar e principalmente ouvir.

Às vezes, quando percebo de alguém prestando atenção em minhas palestras e anotando alguma coisa do que falo, eu penso: Olha essa pessoa quer aprender porque presta atenção e anota tudo e quando chega ao final da palestra, alegremente fala-me: “Mestre tenha um bom dia ou tenha uma boa noite, e eu penso: Como é educada, é um sábio, ou pelo menos no futuro será um grande sábio”.

Aquele que pergunta sempre a mesma coisa que é o básico, como se diz na gíria “está querendo matar a aula” e pensa que eu não estou lhe observando, do nada digo a ele: “não gosto de menosprezar ninguém”.

E em seguida sutilmente eu dou-lhe a entender em minha resposta, um toque, como se fosse um “alô”, mas que ele desconfie que indiretamente que foi para ele e digo-lhe: vai enganar o seu pai ou como você gosta de gastar dinheiro inútil, assim ele está entendendo que eu estou sendo educado e respondendo-lhe algo, e se ele insistir eu falo: “Amigo, me espera lá fora ou no recreio para conversar que eu explico a você”.

Até hoje, nos meus sessenta anos de magistério, nenhum deles me esperou e não pense que acontecia isso só com jovens, tive alunos mais velhos do que eu em algumas salas de aula, que voltando a estudar se tornam crianças das mais rebeldes dentro de uma sala de aula, pensando que estavam fazendo o professor de palhaço.

Dentro da minha vida, para conhecer um pouco de mim, eu nunca chamei um aluno de burro ou de idiota ou ignorante, porque o meu feitio não permitia isso, por isso que eu frequento o Círculo Esotérico porque lá eu tenho condições de meditar, prestar atenção nos palestrantes e aprender.

Quando eu não posso frequentar o culto, eu fico chateado, apesar, que a única coisa do culto que me chama atenção, são as palestras sábias dos oradores ou oradoras que abordam temas escolhidos a dedo para trazer o melhor de si e eu saio feliz porque tive a oportunidade de aprender tantas coisas, que nem possa imaginar, ultimamente tenho faltado algumas vezes, é por motivo da minha saúde que infelizmente, não venho bem.

E também, na casa de fé ”Amor Entre os Povos”, na Rua Augusto Severo, 596, eu pratico e sou coordenador de tratamentos espirituais onde temos grandes seguidores, sim, também ensinamos a religião esotérica, por isso que alguns deles passaram a frequentar o Círculo Esotérico.

Com isso eu não quero dizer que sou um sábio, modestamente quero dizer que não o sou, mas pretendo ser.